sábado, 11 de outubro de 2008

Expressões idiomáticas


Aula UnB: 10/10/2008

Professora: Patrícia Vieira

Uso do Dicionário: Expressões Idiomáticas.

Brincar com as expressões.

Fazer com que elas se dêem as mãos e formem um texto, uma história.




Ontem, em uma discussão boba com minha amiga, perdi a cabeça. Também, aquela cabeça-de-alho-chocho da Antônia veio com uma conversa sem pés nem cabeça e eu me atirei de cabeça., simplesmente acreditei em tudo.

Tudo aconteceu, porque Vera estava com a mão na massa quando entrei na cozinha, e meu sangue ferveu naquela hora. Aí, o que a Antônia teve que fazer foi só dar uma mãozinha e eu inocente entreguei tudo de mão beijada. Depois que soube do mal entendido, tive que dar a mão à palmatória e saí com uma mão à frente e outra atrás.

Sem dinheiro e sem freguês fiquei com uma baita dor de cotovelo, pois Antônia se aliou a Vera e seguiu com sucesso o negócio. Mas, as coisas ruins vêem a galope e como era de se esperar as articulações de Antônia foram descobertas por Vera. Quem mandou ela falar pelos cotovelos.

Eu sei que tenho cabelo na venta e nada passa por mim barato. Então, como eu poderia agüentar tudo aquilo, quieta? Agora, se ela tem as costas largas e quente é um problema dela. Duvido que saia dessa sem se lambuzar.

O que eu não posso é ficar chupando o dedo nessa história. Ela ganha tudo e eu nada . Como é isso? Não dá para entender. Meus pais disseram que eu faço tempestade num copo de água, mas eu refutei e disse: Não tenho sangue de barata.

Vou contar pra todo mundo e também na justiça o que era feito naquela cozinha. Nossos biscoitos eram os melhores e Vera sabia disso. Como ela e eu acreditamos nas conversas da sonsa da Antônia. Sonsas, fomos nós.

Fico com dó de Vera, mas mentira tem a perna curta e não adianta ela chorar pelo leite derramado. Ela terá que explicar tudo direitinho que fez de errado. Vai ter andar na linha.

Sei que não tenho mais meu ganha pão, porém estou tranqüila e a Antônia terá que descascar esse abacaxi sozinha. Quero ver pra quem ela vai passar essa bola. Pega que é sua Antônia.

Nenhum comentário: