sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Palavraria

Hoje, eu abro a palavraria. Vendo palavras. Palavras doces, amargas, tristes, alegres, boas, felizes, palavras tristes. Palavras com gosto de mel, de flor ,de primavera e com gosto de setembro. Setembro não é o mês das flores que seja então o mês das palavras.

Tenho nas minhas prateleiras, palavras vindas de muito longe, palavras de agora, do cotidiano, do trabalho, palavras da infância. Hoje quero ficar com as palavras da minha infância. Aliás, as vitrines da palavraria estão emolduradas de palavras infantis. E acreditem, todas estão em liquidação. E o que são as palavras infantis?

Não pense você que elas se limitam a bola, papagaio, carrinho, bolinha de gude. Ah, as bolinhas de gude!!!! Adoro as brancas, verdes, amarelas, azuis, as negras, as grandes, as pequenas. As bilocas. Você já jogou biloca? Que nome é esse? Não me atrevo a fazer com que você conheça essas brincadeiras de quintal. Mas, biloca é uma das preciosidades da palavraria. Seu significado? Não vai aqui o do Aurélio, mas recorro às minhas lembranças e conceituo biloca, como: Bola grande, rainha, disputada por todos no jogo de bola de gude. Quem faz mais pontos leva a biloca.

Chega de conversa, estamos em liquidação, e eu ofereço a todos que chegarem à palavraria um convite à infância e às primeiras leituras.

As leituras e palavras que fizeram parte de meu universo e as que enumero vem envoltas de sonoridade , felicidade, alegria mesmo, porque aparecem nas palavras terreiro, quintal, casinha, fogãozinho a lenha, chá de mentirinha, fumacinha de chaminé, livro, histórias e brinde de chá em xícara quebrada.

Faço uma promoção relâmpago, agora, na palavraria. Ouço suas histórias e aplaudo cada uma delas. Não me importo se são de monstros, fantasmas, anjos ou vaga-lumes,. Que venham todas. Quero misturá-las com as minhas. Vamos fazer comércio? Vender idéias, novas ou velhas. Rejuvenescê-las. Entrem todos. Vamos nos sentar e se acomodem em algum lugar. Além de livros e palavras também oferecemos viagens.

Como anfitriã da palavraria, gostaria que essa viagem começasse com minha história, ofereço a vocês, então: O mascate vendedor de leituras.

Um comentário:

Unknown disse...

oi eliana,
muito lindo o seu blog, alias, a sua cara. bonito e delicado. as imagens foram muito bem selecionadas demonstrado seu apurado sentido estetico. os textos sao suaves, sinceros e doces. sei que entre cada palavra ha um pensamento e um sentimento verdadeiro. dentro de vc existe uma escritora, uma pessoa cheia de historias para contar. querida, poe pra fora, vc vai ver como alivia o pesado fardo de viver no mundo da linguagem...